segunda-feira, maio 25, 2015

A COZINHA MACHA DE MANUEL MANN: STROGANOFF COM TALHARIM


O Brasil é, definitivamente, um país maluco. 

Como explicar que um prato criado por um cozinheiro russo, que fugiu para Paris durante a Revolução Bolchevique, iria acabar se transformando num prato popular por aqui? 

Como não podia deixar de ser no Brasil, a receita original, com filet-mignon e cogumelos frescos, foi completamente avacalhada. Aqui, usa-se qualquer tipo de carne, algumas absolutamente inadequadas. Os cogumelos frescos são trocados por champignons em conserva sem sabor algum.

Para piorar, foram criadas aqui as versões frango com milho, lombo de porco em cubos, presunto em cubos, cação em cubos, lula, camarão e frango com milho, que é disparado a mais popular de todas. Ah, tem até uma versão com soja disfarçada de carne bovina que meus amigos vegetarianos acham um horror. 

Para piorar, incluíram cachaça e ketchup na receita, e tem gente que joga na panela até mostarda e maionese. Uma crueldade bárbara com uma receita tão tradicional.

Conheçam agora a verdadeira receita do Stroganoff, criada em homenagem a um conde russo que tinha este sobrenome. Por algum motivo obscuro, quando aportou por aqui virou Strogonoff, e, mais adiante, Estrogonofe. Virou referência de “comida chic” para os mais humildes e foi estigmatizado como “prato cafona” por setores da classe média. Não é nem uma coisa nem outra. 

O Strogonoff é, na verdade, um picadinho com pedigree, ou um goulash com upgrade. A julgar pelo histórico de vida do cozinheiro que o criou, trata-se de uma verdadeira “pièce de résistance”. Literalmente falando. 

Eis a receita:



INGREDIENTES
1k de Filet-Mignon
1 colher de sopa
 de Páprica Doce
Raspas de 1 Limão
1 colher de sopa
 de Manteiga
300g de Cogumelos
 ou Champignons frescos
 (nada de conservas) 
1 colher de café
 de Pimenta do Reino
 moída na hora
2 Cebolas Grandes picadas 
4 dentes de Alho amassados 
1 ramo de Salsinha
250ml de Creme de Leite fresco 
3 ou 4 colheres de sopa
 de Polpa de Tomate 
1 cálice de Brandy
Azeite
Sal a gosto


Rende 4 porções

Pique o Filet em tirinhas finas, da largura do dedo. Se você pegou um Filet alto, bata-o com um martelo até ficar fininho. Misture a ele a Páprica, as raspas do Limão, Sal e Pimenta do Reino a gosto.

Numa frigideira grande, aqueça um pouco de Azeite e frite a Cebola (picada em cubinhos) e o Alho (fatiado). Quando começarem a ficar transparentes, aumente o fogo, e acrescente a Manteiga e os Cogumelos, previamente fatiados em tamanhos que caibam na boca. Doure-os até ficarem marrons, e reserve-os em outra tigela.

Acrescente mais Azeite à mesma panela, e frite o Filet rapidamente até pegar uma cor por fora, mas mantenha-o macio por dentro. Acrescente a mistura de Cogumelos, e embebede seu preparado com um calice de Brandy.

Desligue o fogo. Acrescente o Creme de Leite. Mexa um pouco mais e finalize com a Salsinha picada. 

Sirva sobre Talharim bem cozido, só na água e no sal (nunca al dente). Testei com talharim integral, e o resultado foi bem interessante, eu recomendo. 

Evite ao máximo servir com arroz branco e batata palha. Lembre-se: esta receita é de Stroganoff. Estrogonofe é uma outra coisa...


Nenhum comentário: